MACHADO DE ASSIS NA SALA DE AULA - A LEITURA LITERÁRIA SOB PERSPECTIVA BARTHESIANA

Autores

  • Michelle Braz Nogueira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Denize Nogueira Magalhães Universidade Federal do Acre-UFAC
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre-UFAC

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo tem como objetivo desvelar as forças da literatura postuladas por Barthes que permeiam os contos de Machado de Assis, e assim sugerir atividades que foquem a realização de uma leitura literária que seja plena e possivelmente utilizada em sala de aula pelo professor para atingir a verdadeira dimensão literária. Barthes, em sua obra Aula, destaca três forças que enriquecem os textos literários, são elas: Mimeses, Mathesis e Semiosis. Para o semiólogo francês, os textos são repletos de saberes, ricos em plurissignificação e instrumento de representação da realidade. Logo, o texto literário torna-se espaço para a reflexão do comportamento do homem em sociedade. Por esse motivo, a literatura deve ser desenvolvida no meio escolar por intermédio de atividades que mostrem o verdadeiro poder literário, aquele que possivelmente libertará os educandos de uma leitura monótona, improdutiva, para que assim possam perceber que ler uma obra literária é muito mais do que simplesmente preencher fichas de leituras, ao contrário, a leitura literária suscita reflexões sobre a vida de cada um e a alteridade, dando, a cada um,  a possibilidade de se tornarem mais humanos. Como aporte teórico, temos, além de Roland Barthes (2013), Candido (2011), Cosson (2014), Paulino (2016), com reflexões sobre o ensino da literatura.

Palavras-chave: Literatura; Ensino de literatura; Leitura literária; Forças da literatura

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2017-07-23

Como Citar

Nogueira, M. B., Magalhães, D. N., & Penha, G. M. de L. B. (2017). MACHADO DE ASSIS NA SALA DE AULA - A LEITURA LITERÁRIA SOB PERSPECTIVA BARTHESIANA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1216

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Artigos