MACHADO DE ASSIS NA SALA DE AULA - A LEITURA LITERÁRIA SOB PERSPECTIVA BARTHESIANA
Resumo
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo desvelar as forças da literatura postuladas por Barthes que permeiam os contos de Machado de Assis, e assim sugerir atividades que foquem a realização de uma leitura literária que seja plena e possivelmente utilizada em sala de aula pelo professor para atingir a verdadeira dimensão literária. Barthes, em sua obra Aula, destaca três forças que enriquecem os textos literários, são elas: Mimeses, Mathesis e Semiosis. Para o semiólogo francês, os textos são repletos de saberes, ricos em plurissignificação e instrumento de representação da realidade. Logo, o texto literário torna-se espaço para a reflexão do comportamento do homem em sociedade. Por esse motivo, a literatura deve ser desenvolvida no meio escolar por intermédio de atividades que mostrem o verdadeiro poder literário, aquele que possivelmente libertará os educandos de uma leitura monótona, improdutiva, para que assim possam perceber que ler uma obra literária é muito mais do que simplesmente preencher fichas de leituras, ao contrário, a leitura literária suscita reflexões sobre a vida de cada um e a alteridade, dando, a cada um, a possibilidade de se tornarem mais humanos. Como aporte teórico, temos, além de Roland Barthes (2013), Candido (2011), Cosson (2014), Paulino (2016), com reflexões sobre o ensino da literatura.
Palavras-chave: Literatura; Ensino de literatura; Leitura literária; Forças da literatura
Referências
REFERÊNCIAS
AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura In: DALVI, Maria Amélia; RESENDE Neide Luiza de (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
ASSIS, Machado. O enfermeiro In: Contos Escolhidos. São Paulo: Martin Claret, 2007.
_____________. A Carteira In: Contos de Machado de Assis. São Paulo: Editora DCL, 2003.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
CANDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. In: ______. Vários Escritos. 3 ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática.2 ed. - São Paulo: Contexto, 2014.
GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do Conto. 6.ed. São Paulo: Ática, 1991.
PAULINO, Graça; Saberes literários como saberes docentes. In: Presença pedagógica. Belo Horizonte, v.10, nº 59, pp. 55-61, set./out., 2004.
_____________. Leitura literária. Glossário CEALE. Disponível em: ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria. Acessado em: 15 de dezembro de 2016.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria à prática escolar. Recife: Programa de Pós-Graduação da UFPE, 2005.
VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho. Introdução. In: GUIMARÃES, Alexandre Huady Torres; BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Língua e Literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012.
ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.