AVENTURAS EM TECHNICOLOR: PARALITERATURA E CINEMA TRANSNACIONAL NA EUROPA MEDITERRÂNEA

Autores

Resumo

A aposta dos países da Europa mediterrânea na coprodução cinematográfica permitiu, entre meados das décadas de 1950 e 1970, o florescimento de géneros populares como o filme de capa e espada, o peplum e o filme policial, que adaptaram ao cinema a obra de autores como Alexandre Dumas, Emilio Salgari, Paul Féval e Georges Simenon. Frequentemente analisados numa perspetiva puramente nacional, estes filmes representam contudo o exemplo paradigmático do desenvolvimento de um cinema transnacional, que permitiu às indústrias cinematográficas italiana, francesa e espanhola, contrariar a hegemonia comercial do cinema de Hollywood. Este artigo procura analisar a importância da chamada paraliteratura, no desenvolvimento do cinema transnacional da Europa mediterrânea, em particular os filmes de aventuras coproduzidos entre o início dos anos 1950 e meados dos anos setenta.

Biografia do Autor

Jorge Manuel Carrega, CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Mestre em Literatura Comparada e Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve. 

Investigador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg. 

Lecionou História do Cinema e Cinema e outras Artes na FCHS/Universidade do Algarve. 

Publicou diversos artigos em revistas cientificas e de divulgação cultural e organizou conferencias e exposições sobre cinema. 

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Carrega, J. M. (2017). AVENTURAS EM TECHNICOLOR: PARALITERATURA E CINEMA TRANSNACIONAL NA EUROPA MEDITERRÂNEA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1177

Edição

Seção

Artigos