A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NA AMAZÔNIA – CASO DO ACRE

Autores

  • João José Veras Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Montysuma

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar, a partir de um estudo de caso - "O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre" - como se expressa o discurso e a prática governamental da sustentabilidade pautado em políticas de cooperação internacional de instituições financeira multilaterais de desenvolvimento. Por este expediente, a natureza se apresenta como mercadoria e, assim, é convertida em condição para a garantia da qualidade de vida dos “povos da floresta”. Neste estudo, adotamos como metodologia uma revisão bibliográfica, quanto às categorias em questão, bem assim uma análise das fontes documentais oficiais da proposição e realização do Programa, tais como proposta de empréstimo, contrato de financiamento, nota técnica, avaliações intermediárias do programa, entre outros, cuja análise demonstra a importância de Programas, como o estudado, para a manutenção, nas políticas de governo de desenvolvimento sustentável, da supremacia do econômico sobre o ambiental e o social, embora o discurso ali contido siga pelo caminho inverso.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Sustentável; Florestania; Discurso; Acre.

Biografia do Autor

João José Veras Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Marcos Montysuma

Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Souza, J. J. V., & Montysuma, M. (2014). A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA NA AMAZÔNIA – CASO DO ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/117

Edição

Seção

Artigos