IDADE DO CRIME: A COBERTURA DA MAIORIDADE PENAL DO SBT BRASIL

Autores

  • Adriana Alves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Bianca de Sousa Dantas

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sobre como o telejornal SBT Brasil aborda a discussão da maioridade penal. Considerando a importância e a influência que a televisão e os telejornais exercem sobre a população, aplicamos a análise de conteúdo definida por Herscovitz (2007) aos critérios específicos para a crítica de mídia elaborados por Motta (2008) em dez reportagens e cinco comentários feitos por Rachel Sheherazade, exibidos entre abril de 2013 e maio de 2014. Buscamos compreender o posicionamento do telejornal sobre o tema, o contexto social dos menores infratores e como eles são identificados nas matérias, e se há recomendações para a solução do problema. Os resultados apontaram algumas diferenças entre a cobertura de 2013 e 2014, mas, de maneira geral, o SBT Brasil direcionou a sua abordagem a favor da redução da maioridade penal.

PALAVRAS-CHAVE: telejornal; maioridade penal; SBT Brasil; Rachel Sheherazade. 

Biografia do Autor

Adriana Alves Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Linha Cibercultura) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e de Pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo e Convergência Midiática da Faculdade Social da Bahia (FSBA) e de Redação Jornalística pela FESP – João Pessoa.

Bianca de Sousa Dantas

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisa a relação entre mídia e direitos humanos, e trabalha com jornalismo impresso e assessoria de imprensa cultural.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Rodrigues, A. A., & Dantas, B. de S. (2014). IDADE DO CRIME: A COBERTURA DA MAIORIDADE PENAL DO SBT BRASIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/116

Edição

Seção

Artigos