A EMERGÊNCIA DAS LINGUAGENS MIDIÁTICAS: CIRCUITOS TRANSMIDIÁTICOS E A TRANSLITERATURA (POSTULAÇÕES FILOSÓFICAS)

Autores

  • João Carlos de Souza Ribeiro Universidade Federal do Acre

Resumo

A crise dos sujeitos no cenário hodierno denuncia a falência dos discursos de base metafísica. Destarte, a modulação filosófica constata, no limiar do terceiro milênio, os sinais ascendentes de uma linguagem pós-metafísica, calcada no código virtual. As linguagens midiáticas emergem em uma rede planetária, onde o ambiente on line constitui-se na rota de fuga da Humanidade, cada vez mais conectada, expandindo e reinventando o sentido da interação. Rede, entretenimento e capital, a partir da Transmídia, reconfiguram os ambientes on line, os discursos e o lógos. Em tela aberta, a Transliteratura.

PALAVRAS – CHAVE: Transmídia; Virtual; Poética.

Biografia do Autor

João Carlos de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Acre

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Acre, vice-coordenador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - e docente no Mestrado em Letras: linguagem e identidade - UFAC.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-03

Como Citar

de Souza Ribeiro, J. C. (2014). A EMERGÊNCIA DAS LINGUAGENS MIDIÁTICAS: CIRCUITOS TRANSMIDIÁTICOS E A TRANSLITERATURA (POSTULAÇÕES FILOSÓFICAS). TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/115

Edição

Seção

Artigos