RÁDIO DIFUSORA ACREANA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO DE WANDERLEY DANTAS (1971-1975) E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA NO ACRE

Autores

  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós Universidade Federal do Acre (UFAC).
  • Jefferson Henrique Cidreira Professor da Secretaria de Educação do Estado do Acre

Resumo

No presente artigo pretende-se analisar a Rádio Difusora Acreana (RDA) como um espaço difusor de ideologias, de discursos e de poder. Para o estudo serão utilizados os autores Alessandro Portelli e Montenegro, Michel Foucault. As análises serão complementadas com entrevistas e depoimentos de funcionários da RDA. As fontes citadas permitirão fazer um estudo sobre a Rádio Difusora Acreana, possibilitando evidenciar o uso do veículo como meio disseminador da ideologia dominante. O período de análise abrange o governo de Francisco Wanderley Dantas, que vai de 1971 a 1975.

PALAVRAS-CHAVE: Discurso Ideológico do Estado, Rádio Difusora Acreana, Acre.

Biografia do Autor

Francisco Aquinei Timóteo Queirós, Universidade Federal do Acre (UFAC).

Possui Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013), graduação pela Universidade Federal do Acre (2007) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Especialização em Assessoria de Comunicação (2009). Atualmente é professor efetivo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre e Assessor de Comunicação da Universidade Federal do Acre (UFAC). Atua principalmente na área de Redação Jornalística, Assessoria de Comunicação e Jornalismo Literário.

Referências

CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

CIDREIRA, Saint’ Clair. Entrevista concedida a Jefferson Henrique Cidreira. Rio Branco, novembro de 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

_________________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

_________________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais (org.) Liv Sovik; Trad. Adelaine La Guardia Resende. et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MELO FILHO, José Francisco. Entrevistas concedidas a Jefferson Henrique Cidreira. Rio Branco, 25 de novembro de 2006 e 23 de outubro de 2012.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2001.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na História oral. In Projeto História: Revista do Programa de estudos Pós-Graduados em História e do Departamento da PUC-SP, 1997

SOUZA, Carlos Alberto Alves de. 15 textos de História da Amazônia. Rio Branco: UFAC, 1998.

SANTANA, Marcílio Ribeiro. Os “Imperadores do Acre”. Uma história da recente expansão capitalista na Amazônia Ocidental: Contribuição à história da recente expansão capitalista na Amazônia. Brasília, UNB, 1988.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Queirós, F. A. T., & Cidreira, J. H. (2014). RÁDIO DIFUSORA ACREANA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO DE WANDERLEY DANTAS (1971-1975) E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA NO ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/109

Edição

Seção

Artigos