Em busca de uma metodologia para o ensino de literatura

Autores

  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre
  • Gabriela Martins de Souza Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.3.2-3

Palavras-chave:

Teoria da literatura. Metodologia. Ensino médio. Questionário. Minicurso.

Resumo

Esse estudo consiste na abordagem de questões que envolvem literatura e a sua aplicação em sala de aula, a partir da visão de alunos do ensino médio. O projeto de pesquisa foi desenvolvido em três fases: estudos teóricos e elaboração dos questionários; aplicação de questionário; realização de um minicurso com uma proposta diferenciada e interpretação dos dados obtidos por meio dos questionários. Destacando no decorrer da pesquisa, quais seriam os possíveis caminhos para um ensino de literatura mais eficaz. Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida em uma escola na cidade de Rio Branco, Acre.

Referências

AGUIAR E SILVA, V. M. de. Teoria da literatura. 5ª Ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1979.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BÍBLIA ONLINE. Disponibilidade em: http://goo.gl/wBKl. Acesso em: 21 jul. 2012.

CAMÕES, L. V. de. Amor é fogo que arde sem se ver

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura - Uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2010.

LETRAS TERRA. Disponibilidade em: http://goo.gl/Q0B9l. Acesso em: 21 jul. 2012.

RENATO RUSSO, Monte Castelo. Disponibilidade em: http://goo.gl/Q0B9l. Acesso em: 21 jul. 2012.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1992.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Penha, G. M. de L. B., & Souza, G. M. de. (2015). Em busca de uma metodologia para o ensino de literatura. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 3(2). https://doi.org/10.29327/210932.3.2-3

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)