Em busca de uma metodologia para o ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.3.2-3Palavras-chave:
Teoria da literatura. Metodologia. Ensino médio. Questionário. Minicurso.Resumo
Esse estudo consiste na abordagem de questões que envolvem literatura e a sua aplicação em sala de aula, a partir da visão de alunos do ensino médio. O projeto de pesquisa foi desenvolvido em três fases: estudos teóricos e elaboração dos questionários; aplicação de questionário; realização de um minicurso com uma proposta diferenciada e interpretação dos dados obtidos por meio dos questionários. Destacando no decorrer da pesquisa, quais seriam os possíveis caminhos para um ensino de literatura mais eficaz. Este artigo é resultado de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida em uma escola na cidade de Rio Branco, Acre.
Referências
AGUIAR E SILVA, V. M. de. Teoria da literatura. 5ª Ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1979.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BÍBLIA ONLINE. Disponibilidade em: http://goo.gl/wBKl. Acesso em: 21 jul. 2012.
CAMÕES, L. V. de. Amor é fogo que arde sem se ver
CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura - Uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2010.
LETRAS TERRA. Disponibilidade em: http://goo.gl/Q0B9l. Acesso em: 21 jul. 2012.
RENATO RUSSO, Monte Castelo. Disponibilidade em: http://goo.gl/Q0B9l. Acesso em: 21 jul. 2012.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1992.