OS DISCURSOS ÉTNICO RACIAIS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/212034.7.1-6Palavras-chave:
Educação, Cultura indígena, Discurso étnico-racialResumo
Este estudo levanta uma reflexão acerca do papel da educação na preservação da cultura indígena, a partir de uma abordagens e ações práticas que favorecem o processo educativo na preservação da cultura uma vez que cada sujeito que adentra o espaço escolar, traz consigo, marcas singulares definidoras de suas próprias raízes, de maneira que sua identidade cultural seja uma constante. As diversidades culturais, todavia, que disputam conflitos no ambiente escolar urbano, não se torna realidade nas aldeias, em virtude do fator igualdade, já que todos os que abarcam o corpo discente nas aldeias são comuns à mesma cultura, raça e povo. O intuito da educação nas comunidades indígenas amazônicas, deve ser o possibilidade de que os partícipes frequentem um espaço no qual tenham a liberdade para expressar a essência de sua cultura, assim como o reconhecimento de sua etnia entre a gama de povos existentes na região pelo orgulho do ser índio, sem discriminações, mas também pelo desenvolvimento da capacidade de aceitação e respeito por outras raças, fora ou dento de suas fronteiras, tendo em vista que o elo para um avanço no processo de preservação da cultura e história dos povos é que se determina a importância do conhecimento para a formação de uma sociedade consciente, permeada aos valores de sua história e vivência de princípios de uma identidade singular que se contrapõe ao preconceito e discriminação nas aldeias.
Referências
BARBOSA, Ivone Garcia. Cultura, aprendizagem e formação de conceitos na escola. Bra-sília: Primeira Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto, nov. 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996.
_________LEI Nº 11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008 - Publicação Origina-lhttp://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11645-10-marco-2008-572787-publicacaooriginal-96087-pl.html
_________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília – DF: SECAD/MEC, 2005.
_________. RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf
HOLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio da língua Portuguesa. Nova fronteira. 1989.
https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf.