CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO:

uma discussão construída pelo PET Pedagogia

Autores

  • Keila de Sousa Leitão
  • Ábila Limeira Soares
  • Alessandra Pereira Dias da Silva
  • Aline Dias Oliveira
  • Franciely Oliveira de Sousa
  • Idelma Caetano Barbosa de Almeida
  • Grete Gualberto Cardoso
  • Nícolas Vinícius Bernardo Pereira
  • Penélope Ferreira de Medeiros Lima
  • Ronaldo Muniz Silva
  • Wairana Muniz da Silva
  • Rosilene Lagares

Resumo

Aborda o tema Acolhida Lúdico-Pedagógica aos Acadêmicos de Pedagogia, uma das atividades do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (PET PedPalmas). As Acolhidas propiciam a interação entre os novos acadêmicos de Pedagogia, os demais acadêmicos e docentes do Curso, com atividades diferenciadas de acolhimento: acadêmicas, lúdico-pedagógicas e culturais. Neste trabalho, tem-se por objetivo apresentar a discussão realizada na 17ª Acolhida, realizada em março de 2020, que abordou o tema da atuação do Pedagogo na atualidade, tendo em vista as dúvidas dos acadêmicos. Com perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e pesquisa documental, tendo como fontes o Planejamento e o Relatório da 17ª Acolhida. A bibliografia mostrou que os campos de atuação são amplos, envolvendo educação formal, informal e não formal. Nessas, os sujeitos aprendem em circunstâncias diferentes: a educação formal é proporcionada pelas escolas; na informal, abrange todas as possibilidades educativas no decurso da vida do indivíduo, constituindo um processo permanente e não organizado; e, na não-formal, obedece a uma estrutura e a uma organização, pode levar a uma certificação, diverge ainda da educação formal no que diz respeito à não-fixação de tempos e locais e à flexibilidade na adaptação dos conteúdos de aprendizagem. Então, o pedagogo é apto a atuar em diversas áreas, como escolas (sala de aula ou gestão), carreira acadêmica/pesquisa científica, psicopedagogia, órgãos de governos, organizações não governamentais, hospitais, ambientes socioeducacionais, empresas, tecnologia, editoras. Os documentos mostraram que a 17ª Acolhida apresentou e discutiu com os acadêmicos do primeiro período do Curso de Pedagogia resultados de uma pesquisa realizada pelo grupo, em 2020, com Pedagogos que atuam em vários espaços profissionais em Palmas-Tocantins, gravada em vídeos. Na pesquisa, os profissionais reverenciam a função exercida e os ambientes de trabalho, sendo Escola (Orientador Educacional), Clínica Infantil (Supervisora da área pedagógica), Hospital (Brinquedoteca/Pedagoga Hospitalar), Prisão (Professora/Sala de aula). Como a evasão estudantil é um dos problemas que afligem as instituições de ensino superior em geral, pois tais perdas são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos, conclui-se que a referida Acolhida, além de cumprir seu objetivo tradicional de recepcionar os novos acadêmicos de um modo diferenciado do que, ainda, é realizado em alguns cursos, com as tradicionais calouradas, cumpriu o papel de apoiar os acadêmicos na permanência no Curso, apresentando-lhes a profissão e as possibilidades de atuação que são vastas e, muitas vezes, desconhecidas.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Leitão, K. de S. ., Soares, Ábila L. ., Silva, A. P. D. da ., Oliveira, A. D., Sousa, F. O. de ., Almeida, I. C. B. de ., Cardoso, G. G., Pereira, . N. V. B. ., Lima, P. F. de M. ., Silva, R. M. ., Silva, W. M. da ., & Lagares, R. . (2021). CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO:: uma discussão construída pelo PET Pedagogia. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5413

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