LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA (LaMeCi):

fundamentação teórico-metodológica na graduação em Pedagogia

Autores

  • Penélope Ferreira de Medeiros Lima
  • Ábila Limeira Soares
  • Alessandra Pereira Dias da Silva
  • Aline Dias Oliveira
  • Franciely Oliveira de Sousa
  • Idelma Caetano Barbosa de Almeida
  • Grete Gualberto Cardoso
  • Keila de Sousa Leitão
  • Nícolas Vinícius Bernardo Pereira
  • Ronaldo Muniz Silva
  • Wairana Muniz da Silva
  • Rosilene Lagares

Resumo

Aborda o tema Laboratório de Metodologia Cientifica (LaMeCi), uma das atividades do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (PETPedPalmas). O LaMeCi foi criado pelo grupo a partir da necessidade de ampliar e aprofundar a fundamentação teórico-metodológica iniciada nas disciplinas da graduação e, também, apoiar os graduandos em Pedagogia. Neste trabalho, tem-se por objetivo apresentar contribuições do Laboratório para a fundamentação científica dos petianos e dos demais graduandos. Com perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e pesquisa documental, tendo como fontes os Planejamentos Anuais do PET PedPalmas e os Planos de Aulas dos LaMeCi. A bibliografia mostrou a importância da educação científica dos graduandos e da pesquisa na formação do docente, considerando que esse profissional para atuar com qualidade deverá ser um professor-pesquisador. Mostrou, ainda, a importância dessa fundamentação na graduação para aqueles que pretendem seguir carreira acadêmica, cursando pós-graduação. Os documentos demonstraram que o LaMeCi, inicialmente, era atividade de ensino e interna ao grupo. Em 2017, por decisão coletiva do grupo, foi apresentada e aprovada no Colegiado de docentes de Pedagogia como uma Atividade Integrante da estrutura curricular do curso. Assim, passou a ser oferecido semestralmente para os petianos (como atividade obrigatória), para os demais graduandos, para outros acadêmicos que tenham interesse na proposta, podendo inclusive ser frequentado por alunos de outras Instituições de Ensino Superior. Sua coordenação está sob a responsabilidade da Tutora e o desenvolvimento dos Planos de Aulas uma responsabilidade de todo o grupo, inclusive com a participação de egressos do PET e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade. Até o momento, foram desenvolvidas sete edições do Laboratório, abordando conteúdos como: a educação como objeto de pesquisa; métodos de pesquisa [positivismo/póspositivismo, fenomenologia, materialismo histórico-dialético, teorias emergentes]; crise de paradigmas e implicações teórico-metodológicas; planejamento e desenvolvimento da pesquisa; ética na pesquisa; publicização dos resultados de pesquisa. Desde 2019, também, são realizadas oficinas/minicursos trabalhando conteúdos levantados junto à comunidade de Pedagogia, como a elaboração de artigo científico, de projeto de pesquisa e de resumos.
Conclui-se que o LaMeCi cumpre papel significativo no PET como atividade que integra ensino, pesquisa e extensão e que estimula a formação dos petianos no aspecto científico, na produção de trabalhos para eventos acadêmico-científicos e na continuidade da vida acadêmica. Mostra ao seu público que a ciência faz parte da vida.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Lima, P. F. de M. ., Soares, Ábila L. ., Silva, A. P. D. da ., Oliveira, A. D. ., Sousa, F. O. de ., Almeida, I. C. B. de ., Cardoso, G. G. ., Leitão, K. de S. ., Pereira, N. V. B. ., Silva, R. M. ., Silva, W. M. da ., & Lagares, R. . (2021). LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA (LaMeCi): : fundamentação teórico-metodológica na graduação em Pedagogia. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5414

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)