CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO:
uma discussão construída pelo PET Pedagogia
Resumo
Aborda o tema Acolhida Lúdico-Pedagógica aos Acadêmicos de Pedagogia, uma das atividades do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (PET PedPalmas). As Acolhidas propiciam a interação entre os novos acadêmicos de Pedagogia, os demais acadêmicos e docentes do Curso, com atividades diferenciadas de acolhimento: acadêmicas, lúdico-pedagógicas e culturais. Neste trabalho, tem-se por objetivo apresentar a discussão realizada na 17ª Acolhida, realizada em março de 2020, que abordou o tema da atuação do Pedagogo na atualidade, tendo em vista as dúvidas dos acadêmicos. Com perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e pesquisa documental, tendo como fontes o Planejamento e o Relatório da 17ª Acolhida. A bibliografia mostrou que os campos de atuação são amplos, envolvendo educação formal, informal e não formal. Nessas, os sujeitos aprendem em circunstâncias diferentes: a educação formal é proporcionada pelas escolas; na informal, abrange todas as possibilidades educativas no decurso da vida do indivíduo, constituindo um processo permanente e não organizado; e, na não-formal, obedece a uma estrutura e a uma organização, pode levar a uma certificação, diverge ainda da educação formal no que diz respeito à não-fixação de tempos e locais e à flexibilidade na adaptação dos conteúdos de aprendizagem. Então, o pedagogo é apto a atuar em diversas áreas, como escolas (sala de aula ou gestão), carreira acadêmica/pesquisa científica, psicopedagogia, órgãos de governos, organizações não governamentais, hospitais, ambientes socioeducacionais, empresas, tecnologia, editoras. Os documentos mostraram que a 17ª Acolhida apresentou e discutiu com os acadêmicos do primeiro período do Curso de Pedagogia resultados de uma pesquisa realizada pelo grupo, em 2020, com Pedagogos que atuam em vários espaços profissionais em Palmas-Tocantins, gravada em vídeos. Na pesquisa, os profissionais reverenciam a função exercida e os ambientes de trabalho, sendo Escola (Orientador Educacional), Clínica Infantil (Supervisora da área pedagógica), Hospital (Brinquedoteca/Pedagoga Hospitalar), Prisão (Professora/Sala de aula). Como a evasão estudantil é um dos problemas que afligem as instituições de ensino superior em geral, pois tais perdas são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos, conclui-se que a referida Acolhida, além de cumprir seu objetivo tradicional de recepcionar os novos acadêmicos de um modo diferenciado do que, ainda, é realizado em alguns cursos, com as tradicionais calouradas, cumpriu o papel de apoiar os acadêmicos na permanência no Curso, apresentando-lhes a profissão e as possibilidades de atuação que são vastas e, muitas vezes, desconhecidas.
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