A IMPORTÂNCIA DO USO DE SOFTWARE NO ENSINO DE FÍSICA
O uso do software tracker no ensino de física do ensino médio
Resumen
Sabe-se que um dos maiores obstáculos para os estudantes do ensino médio ao tentar resolver exercícios de física relacionado a cinemática, é a sua dificuldade de interpretação. Isso costuma ocorrer porque estes estudantes falham em idealizar ou esboçar o problema em questão, fazendo com que não tenham uma boa compreensão dele. Este trabalho tem o intuito de fazer com que o estudante possa ser capaz de analisar de uma maneira visual e não- imaginária um evento físico relacionado ao movimento de uma partícula, seja esse movimento de trajetória vertical, horizontal ou em parábola. Essa análise será feita no software chamado Tracker que possibilita o estudante a inserir vídeos onde irá medir velocidade, tempo e distância usando escala real. O vídeo pode ser feito pelo próprio estudante, que irá ter a liberdade para inseri-lo no Tracker e assim comparar seus resultados obtidos no papel com os dados apresentados nos gráficos do software, dessa maneira, terá uma perspectiva diferente em relação ao estudo da física e irá entender de forma mais visual que não é apenas uma matéria com o foco em fórmulas que parecem sem sentido, mas que elas tem uma aplicação real do que é observado, seja na natureza, no cotidiano ou em um experimento de laboratório e não há apenas cálculos.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.