A IMPORTÂNCIA DO USO DE SOFTWARE NO ENSINO DE FÍSICA

O uso do software tracker no ensino de física do ensino médio

Authors

  • Gabriel da Silva dos Santos
  • Cristian Erik Costa de Souza
  • Wagner Augusto Pinho Barbosa
  • Roberto Ferreira dos Santos

Abstract

Sabe-se que um dos maiores obstáculos para os estudantes do ensino médio ao tentar resolver exercícios de física relacionado a cinemática, é a sua dificuldade de interpretação. Isso costuma ocorrer porque estes estudantes falham em idealizar ou esboçar o problema em questão, fazendo com que não tenham uma boa compreensão dele. Este trabalho tem o intuito de fazer com que o estudante possa ser capaz de analisar de uma maneira visual e não- imaginária um evento físico relacionado ao movimento de uma partícula, seja esse movimento de trajetória vertical, horizontal ou em parábola. Essa análise será feita no software chamado Tracker que possibilita o estudante a inserir vídeos onde irá medir velocidade, tempo e distância usando escala real. O vídeo pode ser feito pelo próprio estudante, que irá ter a liberdade para inseri-lo no Tracker e assim comparar seus resultados obtidos no papel com os dados apresentados nos gráficos do software, dessa maneira, terá uma perspectiva diferente em relação ao estudo da física e irá entender de forma mais visual que não é apenas uma matéria com o foco em fórmulas que parecem sem sentido, mas que elas tem uma aplicação real do que é observado, seja na natureza, no cotidiano ou em um experimento de laboratório e não há apenas cálculos.

Published

2021-08-25

How to Cite

Santos, G. da S. dos ., Souza, C. E. C. de ., Barbosa, W. A. P. ., & Santos, R. F. dos . (2021). A IMPORTÂNCIA DO USO DE SOFTWARE NO ENSINO DE FÍSICA: O uso do software tracker no ensino de física do ensino médio. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5455