CURSOS DE LETRAS E FORMAÇÃO DE ESCRITORES – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores/as

  • Daicejane Alves da Silva
  • Rosangela Martins de Oliveira
  • Jeissyane Furtado da Silva
  • Simone de Souza Lima

Resumen

No ano de 2019, o Grupo PET/Letras da UFAC concluiu o Projeto de Pesquisa acerca do surgimento de produtores de Literatura, nos mais variados gêneros, no interior dos Cursos de Letras da IES. Neste trabalho, denominado CURSOS DE LETRAS E FORMAÇÃO DE ESCRITORES – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES, tecemos algumas considerações sobre a poesia de um dos discentes que participou da atividade, vista na perspectiva da produção poética contemporânea, segundo a acepção da teórica da literatura Regina Dalcastagnè (2012). O objetivo do trabalho consiste na comprovação de que através dos Cursos de Letras é possível formar bons escritores. Desde a primeira turma em 1971, até a atual de 2019, o curso vem criando uma tradição em ajudar na formação desses escritores. Nessa ação, estamos trabalhando uma única questão, que está sendo indagada para ex-alunos e atuantes: O curso de Letras Português foi ou está sendo decisivo para a sua formação como escritor? Com essa questão, obtivemos respostas tanto negativas como positivas em relação à contribuição do curso na sua formação como escritores. A metodologia utilizada no trabalho consistiu de entrevista simples, seguida de um questionário que procurou averiguar quais estudantes e quais professores produziam textos literários de diferentes gêneros. Os resultados alcançados comprovaram ser significativo o número de professores e alunos escritores. Apresentaremos nesse trabalho, portanto, a poesia de Henrique Eanes Enes, discente concludente do Curso de Letras Português.

Archivos adicionales

Publicado

2021-08-25

Cómo citar

Alves da Silva, D., Martins de Oliveira, R., Furtado da Silva, J., & de Souza Lima, S. (2021). CURSOS DE LETRAS E FORMAÇÃO DE ESCRITORES – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5440

Artículos más leídos del mismo autor/a