DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS CONTADORES DA CIDADE DE BOA VISTA - RR DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19
Abstract
A contabilidade é a parte que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Decerto, em época de pandemia, é necessário entender os desafios que foram enfrentados por essa classe, em função novas legislações e recomendações que surgiram. O objetivo desta pesquisa é identificar quais os desafios enfrentados pelos contadores da cidade de Boa Vista-RR, diante da pandemia do COVID-19. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Utilizou-se de um questionário, enviado a 26 contadores por emails obtidos na telelistas.net/rr. O questionário continha oito questões objetivas e uma aberta. Dos 10 contadores que responderam às perguntas, 7 afirmaram que não precisaram mudar a sua forma de trabalho. Seis dos respondentes aderiram ao home office para evitar o contágio com a doença, enquanto outros fizeram rodízio de funcionários para evitar aglomeração, atendendo, assim, às recomendações da Organização Mundial de Saúde e cumprir decretos municipais com medidas de combate ao coronavírus. Todos afirmaram que os funcionários que são do grupo de risco estão em home-office. Para 3 participantes houve um impacto negativo na empresa com a pandemia, pela perda clientes que fecharam suas portas. No entanto, 2 disseram que a carteira de clientes se manteve. Por outro lado, 5
apontaram que receberam novos clientes, que abriram um negócio em meio à pandemia. Foi relatado, na questão aberta, que as medidas específicas adotadas pelo governo para ajudar empresas provocaram maior interação entre contadores e clientes em razão da necessidade de orientações para enfrentaram a atual fase. Os cortes de salários, demissões e concessões de férias antecipadas aumentaram a demanda de serviços relacionados ao profissional contábil. Para a maioria dos contadores, a pandemia forçou a busca de conhecimento constante, devido ao cenário do mercado, na medida em que se pede ações emergenciais sem deixar de lado o cumprimento das obrigações. Percebeu-se que a classe dos profissionais contábeis foi bastante demandada nesse período, a qual serviu como suporte mediante as leis, os decretos e as medidas provisórias para os reajustes nas empresas, motivo pelo qual não puderam paralisar as atividades. Em meio à pandemia, esses profissionais fizeram adequações para manter seus ganhos, preservar a saúde de seus funcionários, e, imprescindivelmente, tiveram que ficar atentos às novas normas para orientar seus clientes e, assim, enfrentar os desafios.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.