PROJETO DE EXTENSÃO

Atenção aos alunos ingressos do curso de licenciatura em matemática da ufac

Autores

  • Keila Bezerra da Costa
  • Sidney Carneiro de Lima Júnior
  • Talita Carneiro Matias
  • Vitória Henrylla Pinheiro Souza
  • José Ronaldo Melo

Resumo

O curso de licenciatura em matemática da UFAC tem apresentado uma elevada taxa de retenção e evasão, que ocorre de forma mais acentuada durante os três primeiros períodos de início do curso. As turmas iniciam todos os anos com cinquenta alunos, todavia ao final do primeiro ano pode-se observar uma redução considerável na presença dos alunos em sala de aula, seja pelas desistências de parte desses alunos ou porque, de alguma forma, ficaram retidos com reprovações em disciplinas. Isso vai se avolumando na medida em que se avança nos períodos subsequente, contribuindo para uma redução considerável em relação ao número de concluintes, que fica em torno de quarenta por cento, segundo dados obtidos na Coordenação do Curso, quando se relaciona ao número de alunos que entraram, via ENEM, anualmente. Desta forma, após um processo de avaliação foi diagnosticado que um dos problemas a ser enfrentado está relacionado com o pouco, ou nenhum estímulo recebido pelo aluno no momento de sua vinculação ao curso. Assim, o projeto de atendimento ao ingresso visa oferecer oportunidades de aprendizagens com o intuito de se obter taxas mais favoráveis à manutenção do aluno de Matemática.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Costa, K. B. da ., Lima Júnior, S. C. de, Matias, T. C. ., Souza, V. . H. P. ., & Melo, J. R. . (2021). PROJETO DE EXTENSÃO: Atenção aos alunos ingressos do curso de licenciatura em matemática da ufac. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5480