TRANSCREVER, TRADUZIR E ILUSTRAR

percursos de um trabalho com narrativas tradicionais dos Palikur-Arukwayene

Authors

  • Keila Felício Iaparrá
  • Elissandra Barros da Silva

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar parte da pesquisa que realizo dentro do Projeto Kayka-Aramtem: saber e tradição de um sábio arukwayene, vinculado ao Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene, da Universidade Federal do Amapá. Tenho me dedicado à transcrição em parikwaki – língua do meu povo Palikur-Arukwayene – e a tradução de narrativas tradicionais, principalmente aquelas registradas com o sábio Wet, um grande mestre que nos deixou em 2018. As narrativas foram gravadas em áudio e/ou vídeo pela equipe do Saberes Indígenas na Escola Palikur (SIEP), e eu utilizo o software Elan para fazer a transcrição e tradução. A partir das narrativas faço desenhos, os quais ilustram os seres, animais e personagens mencionados pelo sábio Wet. Os desenhos são feitos no papel branco, apenas com lápis e borracha, e vou elaborando a partir da descrição do sábio Wet. No computador assisto aos vídeos gravados, ouço Wet contando sobre a visão dos pajés, sobre os seres invisíveis e os rituais xamânicos do meu povo. O papel em branco é uma tela em que anseio conseguir preencher com a memória dos antigos, a partir do olhar deles sobre as narrativas. Desenhar é um trabalho difícil, tanto quanto transcrever e traduzir as narrativas, pois na minha cultura somente os pajés têm “a” visão, através da qual recebem o conhecimento sobre os remédios e a natureza, através da qual entram em contato com um outro mundo, em que vivem seres não-humanos. De certa forma, desenhar é ter “uma” visão, os desenhos dão forma aquilo que não conseguimos ver, busco com os meus desenhos, com o estudo das narrativas, apreender um pouco do rico universo de conhecimento ancestral que Wet dividiu conosco, ele que foi o último da linhagem dos pajés arukwayene.

Published

2021-08-25

How to Cite

Felício Iaparrá, K., & Barros da Silva, E. (2021). TRANSCREVER, TRADUZIR E ILUSTRAR: percursos de um trabalho com narrativas tradicionais dos Palikur-Arukwayene. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 3(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/5431