FISIOGRAFIA DO RIO MADEIRA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO, ESTRUTURA E PROCESSOS FLUVIAIS

Autores

  • Andréa Sanches Bessani Universidade Federal do Acre
  • Elizangela Araújo de Souza Universidade Federal do Acre
  • Gabrielly Beatriz da Silva de Araújo Universidade Federal do Acre
  • Taicilene de Souza Silva Universidade Federal do Acre
  • Valderli de Souza de Amorim Universidade Federal do Acre
  • Waldemir Lima dos Santos Universidade Federal do Acre

Resumo

O Rio Madeira é um dos grandes afluentes do Amazonas, recebendo este nome devido às toras de madeira que foram derrubadas pela ação de suas águas. Neste rio ocorrem processos erosivos, de transporte e deposição, sendo muitos importantes para a realização de estudos dentro da disciplina de Geomorfologia Fluvial. A partir da ação antrópica, com a construção de hidrelétricas e a destruição da mata ciliar, o rio vem sendo afetado, alterando o seu comportamento. O objetivo da pesquisa foi entender os processos que ocorrem no Rio Madeira, identificando as diferentes características da bacia estudada. A metodologia utilizada foi um levantamento bibliográfico e o método de observação a partir da atividade de campo realizada durante a disciplina de Geomorfologia Fluvial. Os resultados revelam que o trecho estudado é um canal anastomosado, onde se pode identificar a erosão do tipo corrosão e corrasão, além das faixas de deposição de terraço e planície de inundação. Por fim, estes processos continuaram ocorrendo, remodelando o relevo a partir de suas águas.

Palavras chaves: Rio Madeira, bacia hidrográfica, erosão, transporte, deposição.

Referências

ADAMY, A. Dinâmica Fluvial do Rio Madeira. In: SILVA, R. G. C (Org). Porto Velho, cultura, natureza e território. 1° ed. Temática: Porto Velho, 2016. p. 120-147.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

GUERRA, A.J.T. & CUNHA, S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

GUERRA, A. T & GUERRA A. J. T. Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

LATRUBESSE, Edgardo M. (Coord.). Paleo e Neoclimas da Amazônia Sul-Ocidental. Southwestern Amazônia Paleo-And Neoclimates. Paleo y Neo Climas da Amazônia Sudoccidental. Rio Branco: UFAC/Laboratório de Geomorfologia e Sedimentologia, 1996. 89p. (Conferência de Campo).

MUNIZ, L. S. Análise dos Padrões Fluviométricos da Bacia do Rio Madeira - Brasil. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus.

PENTEADO, M. M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.

TORRES, F. T. P; MARQUES NETO, R. & MENEZES, S. O. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

TOCANTINS, L. O rio comanda a vida – uma interpretação da Amazônia. 9° ed. Manaus: Editora Valer/ Edições Governo do Estado, 2000.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

Andréa Sanches Bessani, Elizangela Araújo de Souza, da Silva de Araújo, G. B., Taicilene de Souza Silva, Valderli de Souza de Amorim, & Waldemir Lima dos Santos. (2018). FISIOGRAFIA DO RIO MADEIRA: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO, ESTRUTURA E PROCESSOS FLUVIAIS. Arigó - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 1(01), 118–127. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/2053