O POTENCIAL E A SUBUTILIZAÇÃO DA SALA DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE RIO BRANCO/ACRE
Resumo
Este trabalho é resultado de uma investigação realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, na Escola Estadual Senador Adalberto Sena, em Rio Branco – Acre. Este tem como objetivo identificar as potencialidades do uso do computador no ensino de Geografia e sua subutilização na escola observada, apontando as dificuldades que o professor encontra para o uso das novas tecnologias. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, que utilizou como metodologia a observação participante, entrevista com o professor e com alunos da escola e pesquisa bibliográfica. Muitos estudos, tais como Filho (2014) e Souza (2018) demonstram a contribuição que a utilização da sala de informática e de softwares específicos como o Google Maps e o Google Earth podem dar no ensino e na aprendizagem de temas como padrões de ocupação espacial, cartografia, fotointerpretação, evolução das paisagens e, consequentemente, repercutir positivamente na compreensão dos diferentes elementos que compõe a dinâmica espacial. Durante as atividades de pesquisa no Estágio identificamos que a sala de informática não é utilizada como recurso didático no ensino de Geografia pelo professor do Ensino Médio dada às dificuldades relatadas: os computadores não dispõem de acesso à Internet para pesquisas e uso de softwares. Os alunos lamentam a falta de acesso à rede. A gestão da escola poderia buscar recursos junto à Secretaria Estadual de Educação para a manutenção das máquinas, e investir na formação de professores capacitados e interessados no uso das novas tecnologias. Em um mundo cada vez mais informatizado, o uso de computadores deveria ser uma realidade comum nas escolas, relacionado ao letramento digital, imprescindível nas relações sociais contemporâneas.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Licença
Ao enviar o texto para a publicação, o autor estará autorizando que seu trabalho seja reproduzido pela revista tanto em publicação imediata como posterior, e sempre será respeitado o direito autoral.