O POTENCIAL E A SUBUTILIZAÇÃO DA SALA DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE RIO BRANCO/ACRE

  • Francisca da Silva Reis Bolsista Voluntária do Grupo PET Geografia da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Julia Lobato Pinto de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Resumo

Este trabalho é resultado de uma investigação realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, na Escola Estadual Senador Adalberto Sena, em Rio Branco – Acre. Este tem como objetivo identificar as potencialidades do uso do computador no ensino de Geografia e sua subutilização na escola observada, apontando as dificuldades que o professor encontra para o uso das novas tecnologias. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, que utilizou como metodologia a observação participante, entrevista com o professor e com alunos da escola e pesquisa bibliográfica. Muitos estudos, tais como Filho (2014) e Souza (2018) demonstram a contribuição que a utilização da sala de informática e de softwares específicos como o Google Maps e o Google Earth podem dar no ensino e na aprendizagem de temas como padrões de ocupação espacial, cartografia, fotointerpretação, evolução das paisagens e, consequentemente, repercutir positivamente na compreensão dos diferentes elementos que compõe a dinâmica espacial. Durante as atividades de pesquisa no Estágio identificamos que a sala de informática não é utilizada como recurso didático no ensino de Geografia pelo professor do Ensino Médio dada às dificuldades relatadas: os computadores não dispõem de acesso à Internet para pesquisas e uso de softwares. Os alunos lamentam a falta de acesso à rede. A gestão da escola poderia buscar recursos junto à Secretaria Estadual de Educação para a manutenção das máquinas, e investir na formação de professores capacitados e interessados no uso das novas tecnologias. Em um mundo cada vez mais informatizado, o uso de computadores deveria ser uma realidade comum nas escolas, relacionado ao letramento digital, imprescindível nas relações sociais contemporâneas.

Publicado
2019-11-01
Como Citar
Francisca da Silva Reis, & Julia Lobato Pinto de Moura. (2019). O POTENCIAL E A SUBUTILIZAÇÃO DA SALA DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE RIO BRANCO/ACRE. ARIGÓ - Revista Do Grupo PET E Acadêmicos De Geografia Da Ufac, 2(1), 2. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/arigoufac/article/view/3030