DEFICIÊNCIA DO MICRONUTRIENTE ZINCO E CRESCIMENTO LINEAR EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palabras clave:
desenvolvimento infantil, crescimento linear, micronutriente, zinco,Resumen
O crescimento é um processo contínuo que tem seu princípio a partir da fecundação com o início da vida fetal ocorrendo de modo rápido e organizado no decorrer do aumento do crescimento corporal. A aferição do crescimento infantil requer a utilização de parâmetros priorizando-se índices de peso ao nascer, peso por idade, peso por estatura e estatura para idade. Dentre os micronutrientes, o zinco é o que mais está associado no atraso do crescimento sendo este mineral indispensável para um bom desenvolvimento humano nos períodos de pré-natal e pós-natal. O presente estudo foi desenvolvido através da metodologia de uma revisão integrativa, com o objetivo de revisar a associação entre déficit de crescimento linear e zinco sérico,visando sintetizar e apontar possíveis lacunas na realização dos referidos estudos. Os resultados foram diversificados em relação à deficiência deste mineral e a sua associação com o crescimento linear, havendo uma maior associação positiva da suplementação de zinco em crianças com deficiência no crescimento linear (50%). Por outro lado, 37,5% de estudos não evidenciaram qualquer relação do zinco com o crescimento linear. Houve ainda, estudos que associaram este déficit com a insuficiência de vitamina A e/ou ferro, totalizando 12,5%. Estudos que compararam o efeito de suplementação de micronutrientes ressaltaram que o zinco é mais importante no processo de crescimento, quando comparado ao ferro e a vitamina A, que somente afetam o crescimento em deficiência severa, este mesmo em leves níveis carências, acarreta prejuízos no crescimento. A suplementação de zinco no presente estudo apresenta resultados positivos em relação ao crescimento infantil, todavia não se pode deixar de ressaltar a sua correlação com outras variáveis como peso, idade e outras deficiências de micronutrientes, havendo com isso a necessidade de novos estudos para que se comprove a acurácia do presente desenho de estudo.
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