Desenvolvimento neuropsicomotor: uma abordagem em creches na região norte do Brasil através do teste de Denver II

Authors

  • Rafaela Ester Galisteu Silva Universidade Federal do Acre
  • Ricardo Halpern

Keywords:

Desenvolvimento infantil, Creches, Teste de Denver II.

Abstract

Objetivos: Verificar a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de pré escolares matriculados nas creches de Porto Velho-RO. Verificar possível associação entre suspeita de atraso no desenvolvimento com estado nutricional, e possível associação com tipo de creche (municipal, estadual e particular). Métodos: Estudo quantitativo, observacional, transversal, que incluiu uma amostra de 449 crianças até 3 anos de idade, de ambos os sexos. Para avaliação do desenvolvimento foi utilizado teste de Denver II, sendo um teste de triagem que avalia as áreas da linguagem, pessoal/social e motora (grossa e fina). Para avaliação nutricional foi realizado medida do peso e estatura para determinar a classificação do IMC por idade de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Os dados foram analisados pelo pacote estatístico SPSS 12.0 através do teste Qui-Quadrado, com intervalo de confiança de 95% e nível de significância de p < 0,05. Resultados: A prevalência de suspeita de atraso foi de 35%, sendo a área da linguagem a mais prevalente, com 31%. Houve associação entre estado nutricional e suspeita de atraso, sendo que crianças com IMC baixo, eutróficos, sobrepeso e obesos apresentaram respectivamente 66%, 31,8%, 37,5% e 58%. Já o tipo de creche e sua associação com a suspeita de atraso, 55,6% foram da creche estadual; 34,3% municipal; e 28,8% particular. Conclusões: Os resultados demonstram alta prevalência na suspeita de atraso no desenvolvimento, em especial a área da linguagem. Dos fatores estudados o estado nutricional e tipo de creche apresentou associação com suspeita de atraso no desenvolvimento.

Palavras-chave: desenvolvimento infantil, creches, Teste de Denver II.

Author Biographies

Rafaela Ester Galisteu Silva, Universidade Federal do Acre

Graduada em fisioterapia pela UNIFEV, especialista em Fisiologia e Nutrição aplicada ao exercício pela UNIFEV, mestre em Saúde Coletiva pela ULBRA - CANOAS. Professora da Universidade Federal do Acre - Centro de Ciências da Saúde e do Desporto.

Ricardo Halpern

Professor Associado da Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Mestrado :Master Of Science In Public Health - University Of North Carolina At Chapel Hill (1991) e doutorado em Ciências Medicas em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós Doctoral Fellow in Developmental and Behavioral Pediatrics, pelo Center for Development and Learning- UNC, Chapel Hill. Pediatra e Especialista em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento.

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Published

2017-12-27

Issue

Section

Artigo Original