Da intencionalidade à responsabilidade lúdica: o papel da gamificação na educação científica

Autores

  • Maciel Trajano Santana Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maykon Emanuel Morais de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Kelânia Freire Martins Mesquita Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.6.1-31

Resumo

A gamificação tem se destacado como uma abordagem inovadora e eficaz no campo educacional. Nesta perspectiva este trabalho visa relatar o desdobramento da aplicação de uma oficina gamificada em uma turma do ensino médio de uma disciplina eletiva, sobre criação de jogos didáticos para o ensino de ciências no Município de Mossoró-RN. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa. Como instrumento de avaliação, método observacional e aplicação de um questionário contendo 6 questões, desenvolvidas em 2 aulas em uma escola pública com alunos/as de ensino médio de uma disciplina eletiva, totalizando 62 alunos/as como participantes da pesquisa. Os dados obtidos corroboram com a literatura, mostrando resultados favoráveis, quando a gamificação é utilizada como aliada a outras abordagens no ensino de ciências. Além disso, os dados também apontam que a gamificação não só torna o ensino prazeroso quanto significativo, ao mesmo tempo, lúdico e educativo, além de desenvolver o pensamento crítico e as habilidades práticas, estimulando a compreensão e exploração do mundo natural, contribuindo para uma sociedade mais informada e engajada com os avanços científicos e tecnológicos, bem como com o conhecimento cientifico.

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Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência