O ensino de ciências por investigação na promoção de habilidades cognitivas: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.6.1-36

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem de ensino que instiga o estudante atuar como protagonista de sua aprendizagem, utilizando o conhecimento científico para resolução de problemas e tomada de decisões. Este trabalho, desenvolvido em uma abordagem qualitativa, tem por objetivo analisar potencialidades do EnCI na promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivas em estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica realizada com artigos coletados em cinco periódicos, no período de 2011 a 2020. Para realizar a coleta, utilizamos os termos “ensino and investig* and seq*” e “habilidades and cognitivas", resultando em 74 artigos. Após leitura dos textos, selecionamos somente trabalhos empíricos que apresentam sequências investigativas, obtendo-se 32 artigos. Os trabalhos foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin, considerando as seguintes categorias: áreas específicas do conhecimento, público alvo, etapas das sequências investigativas, habilidades cognitivas, papel do professor, e avaliação. A análise evidenciou que o EnCI promove o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas; contudo características inerentes a esta abordagem, como avaliação e atitudes do professor, podem ser aprimoradas para potencializar ainda mais o desenvolvimento dessas habilidades.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Assuntos Gerais