Concepções alternativas: compreendendo sua importância para o ensino de química

Autores

  • Maria Natália da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Gabrielly Almeida de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Thais de Sá Tenório Universidade Federal de Pernambuco
  • Jane Maria Gonçalves Laranjeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-18

Resumo

Desde os primórdios da civilização o ser humano constrói concepções informais sobre as experiências que vivência, pois, elas moldam a forma de entender/aprender sobre o mundo que o cerca. Nesta perspectiva, o objetivo desse trabalho foi compreender a importância das concepções alternativas na construção do conhecimento formal dos estudantes sobre propriedades coligativas das soluções.  Para isso, foi feito um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa, cujo dados foram coletados através de dois questionários aplicados para os estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio. A análise demonstrou que estas concepções dependem dos agentes externos, que há dificuldade no assunto base para o entendimento das propriedades coligativas e que há uma resistência em reformular estas concepções para se tornarem científicas. Enfim, o meio socioambiental influência no processo de ensino-aprendizagem, pois o estudante possui conhecimento prévio, devendo este ser considerado no planejamento didático docente.

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Publicado

2021-10-08