Explorando as interações intermoleculares: uma análise praxeológica nos livros didáticos de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.2-18Resumen
A abordagem das interações intermoleculares nos livros didáticos é crucial para a formação dos estudantes, pois influencia diretamente a compreensão dos princípios fundamentais da disciplina, sendo essencial para compreender diversos fenômenos químicos, incluindo propriedades de substâncias e processos biológicos e industriais. Este estudo teve como objetivo principal investigar a organização do conteúdo “interações intermoleculares” nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que foram submetidos ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. A pesquisa adotou a praxeologia de Chevallard como referencial teórico para analisar como esses conceitos são apresentados nos materiais didáticos. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, documental, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios, em que se buscou compreender as características do conteúdo. A análise praxeológica evidenciou a relevância de balancear tipos de tarefa, técnicas, tecnologias e teorias, bem como destacou a importância de uma técnica explícita para orientação dos estudantes. As lacunas identificadas sugerem a necessidade de desenvolver materiais de ensino complementares, seja qual for o livro didático adotado pela escola.