Aprendizado ativo em foco: explorando a radioatividade por meio de uma atividade experimental lúdica

Autores/as

  • José Guilherme Gomes Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Jaelson Marques Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Ana Clara Maciel de Sousa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Josimar Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Gicelia Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.6.2-25

Resumen

O presente trabalho pretende preencher a lacuna existente ao se desenvolver e se propor uma atividade experimental e lúdica a fim de se trabalhar o conteúdo de radioatividade com alunos do Ensino Médio. Durante o processo de criação, foi realizada uma pesquisa em periódicos nas Revistas de Enseñanza de la Física e a Revista Cientifica em Educação a Distância para identificar trabalhos que abordassem o ensino da radioatividade em aulas de química, constatando-se um número de quatro trabalhos com a temática abordada. Realizou-se uma atividade experimental com a turma da disciplina de Prática Pedagógica V do curso superior de licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa. A atividade experimental sobre radioatividade teve como objetivo representar uma analogia de emissão de luz a um elemento radioativo. Em conclusão, a aula experimental sobre radioatividade foi uma experiência educativa valiosa de contextualizar o conteúdo, proporcionando aos presentes uma oportunidade única de explorar as influências da radioatividade no seu dia a dia, mesmo que de forma simples e introdutória, fenômenos nucleares de maneira prática e envolvente.

Publicado

2024-11-30

Número

Sección

Informes de experiencia