A utilização do Modelo de Tomada de Decisão de Kortland para a promoção do pensamento crítico no ensino superior em química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.2-2Resumen
Pesquisas têm demonstrado as contribuições de diferentes estratégias e recursos didáticos para a promoção do pensamento crítico. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou investigar as contribuições da utilização de um instrumento, denominado Modelo de Tomada de Decisão de Kortland (MK), para a promoção do pensamento crítico durante a resolução de um estudo de caso, na disciplina de Química Analítica Experimental II, de um curso de licenciatura em Química. Para isso, foram analisadas duas versões (inicial e final) desse instrumento, relacionando as etapas de desenvolvimento do MK às capacidades do PC manifestadas pelos licenciandos por meio de sua resolução de forma escrita. Os resultados evidenciam que os estudantes apresentaram diferentes capacidades do Pensamento Crítico e tiveram um grande envolvimento para a resolução do caso proposto. Entretanto, durante a pesquisa, pode-se observar que houve predominância de algumas capacidades do PC e outras não se manifestaram, evidenciando a necessidade de novas pesquisas que investiguem as contribuições desse instrumento e dessa metodologia para a promoção do pensamento crítico, bem como de outras habilidades pelos estudantes.