Contribuições do estágio supervisionado de química para a formação do profissional docente no Sul do Amazonas: relato de experiências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.5.2-23

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância do Estágio Supervisionado de Química para a formação inicial do futuro profissional docente. E suas contribuições para a construção dos saberes e da identidade docente, além de proporcionar a reflexão crítica em relação aos processos da produção do conhecimento que envolvem o contexto do ensino de Química. A metodologia possui uma revisão bibliográfica e a abordagem qualitativa descritiva das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Química. Este relato está descrito a partir das etapas de observação, participação e regência de forma reflexiva e crítica do contexto do ensino de química, vivenciado no estágio. Foi observado as relações interpessoais, a infraestrutura da escola, processo de avaliação e a prática docente, dimensões que influenciam a educação escolar. As atividades/estratégia trabalhada utilizadas para o desenvolvimento das aulas durante a regência priorizaram a efetiva construção de conhecimento dos alunos, considerando a recorrência do tema em concursos/vestibulares e a promoção do conhecimento científico. Para tanto, o estágio supervisionado de química colaborou com relação teoria e prática, com o processo de ensino e a aprendizagem de química, a partir das experiências vivenciadas durante as etapas do estágio, além de contribui com a reflexão crítica sobre todo o campo educacional e assim, promover a construção da identidade do futuro docente como agente de transformação da sociedade.

Publicado

2023-12-30

Número

Sección

Informes de experiencia