Análise da problematização utilizada pelos professores de Ciências da Natureza na perspectiva do ensino por investigação
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.5.2-4Resumen
O ensino de Ciências por investigação (EnCI) visa estimular o discente ser o próprio protagonista na construção do seu conhecimento científico, pois o docente apresenta recursos e passos que tendem a incentivar os discentes a relacionarem os acontecimentos diários com o conhecimento científico, tendo como princípio algumas inquietações vivenciadas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar/caracterizar as problemáticas abordadas pelos professores que ministram o componente curricular de Ciências da Natureza no ensino fundamental II, no contexto do ensino por investigação, nos municípios de Jaciara e São Pedro da Cipa, no estado de Mato Grosso. Trata-se de segmento de um projeto ‘guarda-chuva’ realizado no mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn) em 2018 a 2019. O estudo contou com a participação de 4 professores que lecionavam componente de Ciências da Natureza, no ano de 2019. Realizou-se observação das aulas e listagem dos problemas abordados no transcorrer das aulas dos mesmos. Assim, foram identificados 15 problemas em sua maioria conceitual (CO), ou seja, 66,6% desse universo. Logo, faz-se necessário permanentemente a reflexão e busca de mecanismos para o aprimoramento da prática docente, cujo objetivo seja o protagonismo do estudante na produção do conhecimento científico.