Sala de aula invertida: uma abordagem para o ensino de isomeria óptica através do contexto da suplementação proteica

Autores/as

  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Universidade Federal de Pernambuco
  • Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno de Souza Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Larissa Dias da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafael Aldo dos Santos Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-26

Resumen

Visando a superação de práticas pedagógicas com enfoque predominantemente tradicional no ensino de ciências, novas abordagens de ensino passam a ganhar destaque no cenário educacional como o uso da sala de aula invertida, uma metodologia ativa. Neste sentido, este trabalho visou a utilização desta metodologia na introdução de aspectos da isomeria óptica, através da temática de suplementação proteica, em turmas do 3º ano do ensino médio. A proposta envolveu a gravação, edição e compartilhamento de mídia audiovisual com estudantes, além da aplicação de exercícios e de uma situação-problema envolvendo o contexto da manutenção da saúde física e a suplementação proteica que ocorre para quem pratica atividades em academias. Os estudantes desenvolveram ativa participação no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo novos conceitos científicos, bem como mobilizando outros conhecimentos prévios. Constata-se, desta forma, a relevância da sala de aula invertida como metodologia ativa na promoção de uma visão crítica e flexível do conhecimento.

Publicado

2021-10-25