O uso do role playing game - RPG como recurso inclusivo no ensino de química para alunos com deficiência visual

Autores/as

  • Isabela de Lima Felinto Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal, Brasília, Brasil
  • Eduardo Luiz Dias Cavalcanti Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-18

Resumen

A busca por recursos que favoreçam uma educação de qualidade e propiciem a inclusão dos alunos com deficiência está se tornando cada vez mais relevante na elaboração de materiais pedagógicos eficientes. Em função disso, esse trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta de Jogo Pedagógico, com o uso do Role Playing Game - RPG denominado Salve a pesquisa.  O jogo tem o objetivo de contribuir com o ensino de Química, com o desenvolvimento de competências transversais e com a inclusão do educando com deficiência visual.  Salve a Pesquisa foi jogado por sete estudantes de Química, seis alunos videntes e uma aluna com deficiência visual. O uso do jogo contribuiu com a inclusão entre os jogadores e entre os participantes e o conteúdo apresentado no RPG.  Além do mais, a colaboração requerida na partida propiciou o amadurecimento de habilidades que, normalmente, não são instigadas em atividades didáticas convencionais no curso de Licenciatura em Química.

Publicado

2021-10-25