Estratégias de leitura aplicadas a textos de divulgação científica para abordar o vazamento de petróleo nas praias do nordeste

Autores/as

  • Débora Cristina Araújo Miguel Secretária de Educação do Distrito Federal, Centro de Ensino Médio 16, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Verenna Barbosa Gomes Universidade Federal do Tocantins
  • Roberto Ribeiro da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-15

Resumen

Este trabalho teve como objetivo uma investigação inicial sobre estratégias de leitura aplicadas à textos de divulgação científica. Estas estratégias visam o domínio das habilidades de decodificação, a compreensão do conteúdo lido e a proposição e verificação de hipóteses na leitura. Buscou-se avaliar em que medida elas puderam contribuir para compreensão de estudantes de nível médio sobre o vazamento de petróleo em praias brasileiras ocorrido em 2019. Os resultados indicam que os estudantes tiveram espaços dialógicos para se posicionarem quanto às questões políticas, sociais e econômicas referentes à temática dos textos, bem como o aumento do nível de compreensão do conhecimento das ciências envolvido nos fatos noticiados. Ademais, argumentos das questões da natureza da ciência e dos seus procedimentos internos surgiram durante e após a leitura. Adicionalmente, foi possível perceber interações entre aluno-professor e aluno-aluno, em todas as etapas de leitura.

Publicado

2021-10-25