Concepções alternativas e aprendizagem colaborativa: uma proposta de atividade envolvendo o método Jigsaw no conteúdo de modelos atômicos no curso técnico em química

Autores/as

  • Guilherme Henrique Inocêncio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Ana Carla Dantas Midões Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-28

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções alternativas sobre os conceitos de modelos atômicos utilizando a metodologia de aprendizagem Cooperativa Jigsaw com os alunos do primeiro semestre do curso técnico Concomitante/Subsequente em Química do IFSP - Câmpus Capivari. As análises das concepções alternativas pautaram-se pelas metodologias de Perfil Conceitual e Análise Multimodal Semiótica. Verificou-se que as concepções alternativas dos alunos foram sendo reestruturadas de acordo com os estudos de modelos atômicos utilizando o método Jigsaw, além de terem desenvolvido habilidades intrapessoais e interpessoais.

Publicado

2021-10-08