Experimentação no ensino de química: a luz dos elementos terras raras
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.3-10Resumen
Este trabalho descreve as atividades de três etapas de uma sequência didática (SD) com o tema elementos de terras raras (TR), desenvolvida em uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as potencialidades da SD realizada em uma abordagem CTS para o ensino de química. A SD foi aplicada para cerca de 120 alunos de três turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da região norte da cidade de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método da pesquisa-ação. As etapas da SD descritas neste trabalho são: (I) tabela periódica e elementos terras raras; (II) aplicação dos elementos TR; (III) experimentação: a luz dos elementos terras raras. Os resultados evidenciaram que a SD possibilitou aos alunos debater questões políticas, econômicas e sociais relacionadas ao tema, além de se perceberem como cidadãos, cujas atitudes podem reduzir impactos ambientais e propiciar tomadas de decisões conscientes quanto ao descarte e à utilização de dispositivos eletroeletrônicos produzidos com o uso de recursos minerais.