A compreensão de conceitos e modelos de ligações químicas no curso de licenciatura em química – IFG - Campus Uruaçu

Autores/as

  • Alécia Maria Gonçalves Instituto Federal de Goiás
  • Camilla Carla dos Santos Silva Instituto Federal de Goiás
  • Fabiana Gomes Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-5

Resumen

A compreensão das Ligações Químicas é essencial em qualquer modalidade do ensino de química. Desta forma, este trabalho teve o objetivo investigar as concepções e as representações de ligações químicas que os licenciandos do curso de Licenciatura em Química do IFG – Uruaçu possuem. Para isso foi utilizado o método da análise textual discursiva. A pesquisa mostrou que os licenciandos tendem a apresentar respostas inseguras e muitas vezes equivocadas, talvez pela formação frágil que obtiveram no ensino médio e que não foram superados ao longo do curso superior. O estudo desse tema considerou que as concepções de ligação química, assim como as suas representações são complexas dentro do aprendizado em química, surgindo a necessidade de revisão na formação docente e uma maior atitude autônoma do licenciando em tentar compreender os conceitos da forma mais científica possível.

Publicado

2021-10-08