Metodologias para o ensino de química: o tradicionalismo do ensino disciplinador e a necessidade de implementação de metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-37Resumen
O silêncio disciplinador foi utilizado desde o período colonial como uma ferramenta para disciplinar os alunos diante do professor. Apesar de ser um método questionável, ele não se configura totalmente negativo, visto que, trouxe um grande desenvolvimento educacional. Em contrapartida, essa metodologia já não se aplica na atualidade, pois é preciso adotar métodos ativos que desenvolvam o senso crítico dos alunos, principalmente no ensino de química. Buscando-se conhecer melhor tais métodos, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico para análise de duas variáveis, o silêncio disciplinador e o uso de metodologias ativas, por meio do estudo de livros e revistas encontrados nas bases de dados ScIELO e Google Acadêmico. Nesse sentido, tem-se como objetivo discorrer como é necessário implementar metodologias ativas no ensino de química. O trabalho permitiu evidenciar a necessidade de incorporar metodologias ativas no ensino de química diante do modelo tradicional de ensino que contribui com o silêncio disciplinador.