A influência de ferramentas 3D e de uma proposta ativa na aprendizagem e no ensino de geometria molecular no ensino médio

Autores/as

  • Marya Luísa Damasceno Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Maiara Santos Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Rúbia da Rocha Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Gabriela Salomão Alves Pinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Bernardo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-33

Resumen

A formação inicial docente necessita formar professores que vivenciem os aspectos teóricos e práticos do processo de ensino e aprendizagem ao longo de toda a graduação. O presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta interdisciplinar vivenciada por graduandas no primeiro período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. A proposta envolveu a abordagem do conceito de geometria molecular a partir de aspectos cotidianos associados ao universo 3D, permitindo motivar os estudantes ao estudo de um tópico do ensino de química tradicionalmente explorado de maneira mecânica e expositiva. O estímulo à interação com a temática e conceito por meio de materiais alternativos mobilizou estudantes do ensino médio a encontrarem soluções para as questões apresentadas, a luz de mecanismos ativos de aprendizagem. Junto a isto, buscou-se também abordar o impacto destas metodologias na motivação de licenciadas no início de suas trajetórias acadêmicas.

Publicado

2021-09-25