O ensino de química e as metodologias ativas: uma abordagem para o conteúdo de ligações químicas

Autores/as

  • Letícia Sant’Anna Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Ingrid Freitas da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Suellen Rodrigues de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Jones Carlos Pinto Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Bernardo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-28

Resumen

O presente estudo discorre sobre a produção de uma aula baseada na utilização de metodologias ativas, abordando o conteúdo de ligações químicas. A experiência relatada foi proposta pela disciplina de Química em Sala de Aula II do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias, cursada durante o segundo semestre de 2019. O objetivo da atividade consistiu em realizar uma aula de Química tendo como foco principal o uso de metodologias não expositivas. Esta mediação ocorreu em uma turma de Ensino Médio-Técnico em Química do referido instituto e foi dividida em seis momentos. Ao longo destas etapas, os discentes precisaram estabelecer relações entre os materiais viabilizados e o conteúdo programático, criando alternativas viáveis para compreender e explorar os conceitos relativos à temática. A partir das discussões e atuações dos estudantes, pode-se averiguar o desenvolvimento de habilidades relativas à pesquisa de conceitos, oralidade, criatividade, capacidade de argumentação e dinâmica em grupo. Sendo assim, foi possível concluir que o uso de metodologias ativas fomentou uma maior participação dos alunos, favorecendo o ensino e a aprendizagem do conteúdo de ligações químicas.

Publicado

2021-09-25