As contribuições do uso do portfólio como instrumento avaliativo para o ensino e aprendizagem de química no ensino superior

Autores/as

  • Wellington Júnior Lucena da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Mateus Henrique da Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Jane Maria Gonçalves Laranjeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-20

Resumen

Este estudo buscou analisar as contribuições do uso do portfólio de aprendizagem como instrumento avaliativo alternativo para o ensino de um componente curricular da química inorgânica num curso de formação docente. Para tanto, este estudo foi feito a partir de uma análise documental do componente curricular química inorgânica I de um curso de Ensino Superior de Química-Licenciatura no Agreste Pernambucano, que teve por objetivo a verificação das contribuições do uso do portfólio como instrumento avaliativo para o ensino e aprendizagem. Neste sentido, constatou-se que o portfólio permitiu que a turma construísse um conhecimento sólido em química durante todo o processo formativo, bem como a aceitação deste instrumento como bom método para avaliação. Além disso, pôde se constatar que o portfólio atuou para conduzir a uma avaliação formativa, de forma que ao ter sido adotado pelo docente responsável deste componente na sua prática pedagógica, permitiu assim, acompanhar o aprendizado em todo o percurso de estudo dos seus estudantes, recolhendo e sanando as dificuldades apresentadas.

Publicado

2021-09-25