Aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes de química: as vozes verbais e as metáforas gramaticais

Autores/as

  • Arielle Aline da Cruz Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Alexandre da Silva Ferry Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-16

Resumen

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado dedicada a investigar possíveis manifestações de tensões entre aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes de Química, a fim de compreender aspectos da relação entre a aprendizagem em Ciências e o processo de apropriação da linguagem científica. Especificamente, neste trabalho analisamos ocorrências de quatro marcas textuais em relatórios técnicos produzidos por estudantes de um curso técnico em Química: o emprego das vozes verbais e o de metáforas gramaticais. A pesquisa possui duas etapas fundamentadas, metodologicamente, na Análise Textual Discursiva. Os resultados sinalizam a coexistência das três vozes verbais analisadas e, em menor frequência, a ocorrência da nominalização de procedimentos, processos e ações. Acreditamos que essa análise poderá contribuir para a compreensão dos processos de apropriação da linguagem científica na aprendizagem em Ciências por estudantes da educação profissional técnica de nível médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-09-25