A docência em diálogo: relatos de uma atividade na formação inicial de professores de ciências - química

Autores

  • Patrícia Rosinke Universidade Federal de Mato Grosso
  • Felício Guilardi Junior Universidade Federal de Mato Grosso
  • Janaína Trindade Franco Universidade Federal de Mato Grosso
  • Isabél Andrieli Rieger Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jhonathan Souza Trampusch Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-13

Resumo

Este trabalho apresenta um diálogo constituído no componente curricular de Práticas de Ensino de Química, no curso de Formação de Professores de Ciências e Matemática: Habilitação em Química, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop. Após levantamentos e discussões sobre experiências de práticas, oriundas de oportunidades de estágios, foi possível construir um questionário que permitirá uma sondagem, a nível de estado, sobre as condições da atuação do Professor de Química, considerando avanços e dificuldades. Em continuidade, à produção do questionário, cada licenciando produziu uma escrita a respeito do aspecto que mais lhe chamava atenção, ou que estava mais diretamente relacionado à sua experiência. Os principais aspectos ressaltados estiveram voltados para questões de experimentação, sendo que outros também foram elencados. Com base nas escritas foi possível almejar a produção deste trabalho. Deseja-se que, com este amadurecimento, possamos ampliar os referenciais de análise futura do questionário a ser aplicado a professores de Ciências e Química da região.

Downloads

Publicado

2021-09-25