A repercussão da reforma do ensino médio na concepção de professores de química

Autores/as

  • Caroline Andresa do Carmo de Lima Ramos Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil
  • Eliemerson de Souza Sales Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-10

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a repercussão da Nova Reforma do Ensino Médio na concepção de professores de Química. Por intermédio de uma abordagem qualitativa, campo de pesquisa contemplou quatro instituições de Ensino Médio, sendo três da rede federal e uma escola privada. Os participantes foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos nos estudos de Marconi e Lakatos e Vergara. Utilizamos para a construção do corpus empírico da pesquisa entrevista semiestruturada. Para fins de análise, foi utilizada a ferramenta de Análise de Conteúdo proposta por Bardin, sendo aplicados procedimentos sistemáticos na descrição do conteúdo das mensagens transcritas das entrevistas. A partir das análises provenientes das falas dos professores, pode-se observar que eles apresentaram vários pontos em comum em relação ao que já se vem debatendo, de forma crítica, pela comunidade formada por professores, especialistas e entidades de ensino, no que se refere ao texto da Reforma.

Publicado

2021-09-25