Cristais e zumbis: implicações da utilização de um jogo de tabuleiro na abordagem de conceitos de química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.1-20Resumen
Atividades lúdicas são recursos didáticos bastante promissores no ensino de Química. O presente trabalho teve por objetivo compreender as implicações da utilização de um jogo de tabuleiro como possibilidade de dinamizar práticas pedagógicas no ensino de química. O jogo “Cristais e Zumbis” foi aplicado para uma turma de 20 alunos cursando o segundo ano do Ensino Médio. Os resultados permitiram comprovar que o jogo foi eficaz como ferramenta pedagógica na verificação de aprendizagem de conceitos científicos relacionados ao tema. Além disso, a atividade proporcionou motivação e integração dos estudantes na construção coletiva dos conhecimentos de Química necessários para vencer o desafio proporcionado pelo jogo. A atividade lúdica também contribuiu para romper visões preconceituosas por meio das quais muitos estudantes enxergam a Química, ampliando dessa forma o interesse deles pela disciplina.