Cristais e zumbis: implicações da utilização de um jogo de tabuleiro na abordagem de conceitos de química

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DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.1-20

Resumo

Atividades lúdicas são recursos didáticos bastante promissores no ensino de Química. O presente trabalho teve por objetivo compreender as implicações da utilização de um jogo de tabuleiro como possibilidade de dinamizar práticas pedagógicas no ensino de química. O jogo “Cristais e Zumbis” foi aplicado para uma turma de 20 alunos cursando o segundo ano do Ensino Médio. Os resultados permitiram comprovar que o jogo foi eficaz como ferramenta pedagógica na verificação de aprendizagem de conceitos científicos relacionados ao tema. Além disso, a atividade proporcionou motivação e integração dos estudantes na construção coletiva dos conhecimentos de Química necessários para vencer o desafio proporcionado pelo jogo. A atividade lúdica também contribuiu para romper visões preconceituosas por meio das quais muitos estudantes enxergam a Química, ampliando dessa forma o interesse deles pela disciplina.

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Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência