Políticas de marketing na comercialização de portas e janelas no mercado de Rio Branco, 2010-2011

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Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e analisar as estratégias de marketing adotados pelas lojas de portas e janelas de madeiras, atuantes no município de Rio Branco, no período 2010-11. Para tal, foram coletados dados em 16 lojas de portas e janelas funcionando nesse município em 2011. Pelo método adotado, foram avaliados os seguintes aspectos ligados à comercialização desses produtos: (a) caracterização da firma; (b) barreiras enfrentadas, pelas firmas, na comercialização dos seus produtos; (c) planejamento da comercialização; (d) reações das firmas diante das concorrências e (e) análise do Composto de Marketing (4p’s); (f) análise da perspectiva do consumidor. Os resultados gerados permitiram inferir que: (a) As firmas não adotam estratégia de marketing para estabelecer seu nome fantasia; (b) A maioria das firmas considera custos e lucros para determinar preços; (c) A maioria das marcenarias tem sempre o produto a pronta entrega, e fornece frete grátis; (d) Metade das firmas usa rádio ou televisão como forma de propaganda; (e) Grande parte das firmas trabalha com descontos em compra à vista, e uma minoria promove vendas via brindes e feiras; (f) Pouco mais da metade das lojas tem uma lista de clientes, porém raramente a usam para visitar os clientes.

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Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos Científicos