Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro

Autores/as

  • Bruno Silva Leite

Resumen

Nos dias atuais, como outrora, há uma grande expectativa em relação as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de que elas nos trarão soluções rápidas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, melhorando a educação. Porém, se a educação dependesse somente das tecnologias, já teríamos encontrado as soluções para essa melhoria há tempos. O presente artigo aborda, de forma concisa, a importância das TIC no Ensino de Química nos últimos 30 anos, evidenciando suas contribuições para a área. Para contemplar o objetivo desta pesquisa exploratória, nosso corpus de dados foi o Google Acadêmico. Os resultados mostram que no passado muitos trabalhos tratando sobre o uso do computador no ensino de Química serviam como guia para os professores. Já no presente o uso de vídeos têm se destacado. Em relação ao futuro, os resultados possibilitam inferir que os dispositivos móveis têm um campo amplo para contribuírem no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2019-05-30