Produtos educacionais para o ensino de química: um estudo de materiais de um mestrado profissional

Autores/as

  • Izabel Cristina de Brito Teixeira Moraes
  • Laís Regina França
  • Mariuce Campos de Moraes
  • Salete Kiyoka Ozaki

Resumen

A pesquisa no mestrado profissional tem papel importante na formação dos mestres em Educação, dando-lhes oportunidade de analisar a realidade em que se encontram para então desenvolver a pesquisa. Com o objetivo estudar os produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais na área de Ensino de Química, da UFMT, procedeu-se a análise documental das dissertações defendidas no período compreendido entre 2012 e 2017/1. O estudo demonstrou que o ensino de Ciências/Química caminha em expansão, com a defesa de treze dissertações na Instituição, sendo o tema Tecnologia de Informação e da Comunicação o mais estudado. Observamos, ainda, que a produção destes produtos educacionais esteve voltada a auxiliar o planejamento e a prática dos docentes a partir de realidades diagnosticadas e a elaboração de estratégias de ensino que sejam mais pautadas na realidade dos educandos.

Publicado

2019-05-30