Um estudo com bases cienciométricas sobre experimentação na revista Química Nova na Escola

Autores/as

  • Aline Kundlatsch
  • Gabriela Agostini
  • Gabriela Leonel Rodrigues

Resumen

Partindo da importância das atividades experimentais para a área de ensino de ciências e a carência de pesquisas com análises quantitativas, objetivamos traçar um perfil cienciométrico sobre a temática experimentação na revista Química Nova na Escola. A cienciometria possibilita investigar a atividade científica por meio de técnicas matemáticas e estatísticas. Procuramos em todas as edições da revista usando o descritor experiment*. Selecionamos 490 trabalhos que continham o termo e investigamos: a distribuição temporal e por seção das publicações, as menções ao descritor, as principais palavras nos títulos e resumos, e a composição do número de autores. Constatamos que quase 70% dos artigos analisados fazem menção ao descritor, mesmo que de forma esporádica, e são publicados majoritariamente na seção experimentação. As palavras mais frequentes referem-se à formação de professores e a alunos do ensino médio. Predominam trabalhos com dois autores e esse valor tem aumentado com o passar dos anos.

Publicado

2019-05-30