O docente de química e a busca do fazer diferente: um estudo sobre as formas alternativas para ensinar

Autores/as

  • Vânia Maria M. de L. Teixeira
  • Adriana Ramos dos Santos
  • Ilmar Bernardo Graebner

Resumen

A educação contemporânea vem se tornando cada vez mais complexa e diversificada. De modo que um ensino pautado em paradigmas convencionais com metodologias tidas como tradicionais, já não atendem as necessidades dos alunos e, tampouco, as exigências da sociedade. Hoje os alunos contam com formas variadas de obter informações, o que acaba desafiando os professores a pensarem em novas maneiras de ensinar e aprender, ou seja, a buscarem metodologias e a utilizarem materiais didáticos que contribuam de forma significativa para a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir acerca da importância da criatividade na prática docente, além de apresentar algumas experiências exitosas com o uso de materiais didáticos alternativos realizadas no ensino de Química com a finalidade de ampliar as possibilidades pedagógicas do professor. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados sinalizam que o uso de materiais didáticos diversificados e metodologias alternativas podem tornar o ensino de Química mais atrativo para os alunos e melhorar de forma significativa a aprendizagem.

Publicado

2019-05-30