Produção de jornal acadêmico para abordagem dos temas reciclagem e preservação da água no ensino médio técnico
Resumen
Na atualidade, é de extrema importância que o professor trabalhe a contextualização no ensino de Química, a fim de que os alunos consigam relacionar os conteúdos abordados em sala de aula com o seu cotidiano. Além disto, escrever e ler bem são habilidades importantes a serem conquistadas pelos alunos no ambiente escolar, e que não é uma responsabilidade exclusiva do professor de português. Sendo assim, com o objetivo de relacionar o cotidiano dos alunos com temas na área de Química Ambiental e incentivá-los à prática da leitura e da escrita, foi produzido um jornal acadêmico pelos alunos do 1° e 2° ano do Curso Técnico Integrado em Biotecnologia do Instituto Federal do Acre, Campus Xapuri. Foi possível observar que o uso de metodologias e recursos diferenciados, como a produção de materiais pedagógicos, contribui na construção de conhecimentos e promove uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem.