Avaliação de uma sequência didática para estudo das Leis dos Gases: uma conexão entre o ano internacional da ONU (2017) e o uso de balões a ar quente

Autores/as

  • Nathália Machado Sandonato
  • Leandro Lino Tomé
  • André Aurélio
  • Célia Sousa
  • Priscila Tamiasso-Martinhon
  • Ângela Sanches Rocha

Resumen

De acordo com a organização das nações unidas, o ano de 2017 foi declarado “o ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento”. Com base nesta ideia, alunos da disciplina metodologia do ensino de físico-química (UERJ) elaboraram uma sequência didática para abordar as leis dos gases ideais, por meio do tema gerador balões a ar quente. Nessa perspectiva, o projeto científico/cultural proposto tinha por objetivo explicar as leis dos gases aplicada aos balões a ar quente, tendo por viés uma atividade típica da cultura turca, a competição de balões (balonismo). A proposta foi aplicada no ensino superior, e passou por um retrofit discente durante a disciplina de fundamentos de termodinâmica clássica, oferecida a alunos do curso de licenciatura em química de outra instituição de ensino superior (UFRJ), propiciando aos alunos de universidades distintas a vivência prática de ações inter-transdisciplinares.

Publicado

2019-05-30